Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Canjica

Publicado em 18 de junho de 2018

Receita Canjica

Deixa primeiro eu te contar que a canjica tem vários nomes: mungunzá no nordeste, mingau de milho branco no norte, curau em São Paulo, em outras regiões é corá , jimbelê enfim o que importa é que é uma delicia, e sua origem acredita-se ser africana ou asiática, segundo alguns historiadores que se dividem em suas conclusões. O novo dicionário Aurélio por exemplo levanta a possibilidade de vir da expressão Kanjika da língua dos quimbundos em Angola.

A canjica começou a circular nos séculos 16 e 17 pelos bandeirantes que a utilizavam como comida de viagem. Mas ela só se tornou popular com seu manuseio pelos escravos que tentavam fazer mil receitas com o milho para agradar seus senhores. Uma coisa é certa: a canjica tem sua ascendência entre os índios da América do Sul que já cultivavam o milho muitos séculos antes do descobrimento do Brasil.

Apesar da canjica não parecer tão saudável, acredite, ela tem proteínas, fibras, ferro, zinco e uma gama de vitaminas B1 a B6, sem falar na presença do ácido fólico que é muito importante para a formação de células no corpo. Essa junção de boas substâncias ajudam muito no organismo. Que creminho poderoso hein!
Agora que você já conhece esse prato tão rico em substâncias benéficas tá na hora de fazer rapidinho, reuniar a família nesse friozinho e por a canjica no meio da mesa recheada de boas conversas, risadas e tigelas cheinhas de canela!

Então vamos lá!
Canjica

Receita Canjica

Receita Canjica

Receita Canjica

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Deixe de milho o milho de um dia para o outro. Escorra e lave bem.
  2. Leve na panela de pressão com água três dedos acima do milho por 30 mn.
  3. Retire da panela escorra e lave de novo.
  4. Leve para outra panela e acrescente o leite condensado , o leite integral , a canela , o coco e o leite de coco.
  5. Deixe ferver até virar um creminho não precisa engrossar tanto .
  6. Assim que estiver pronta acrescente uma xícara de amendoim torrado e sem pele.

Hummm…. já tô sentindo aqui o cheirinho de festa junina no ar, sim porque festa junina tem que ter canjica. Pode servir quente ou gelada não importa porque o sabor e o prazer valem a pena!

Ah posta vai, nos marca com a #receitasdamargot pra gente curtir e comentar

Produção e fotografia: Wagner Soares

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe