Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Crème Brûlée

Publicado em 2 de Maio de 2018

Creme Brülée ou creme queimado, não importa, o que importa é ser marcante, e assim ele é!

Receita Creme Brulee

Receita Creme Brulee

Eu vou falar, que creme é esse?  Você começa a comer e a se deliciar e logo acaba (como tudo que é bom dura pouco), não deveria pois você fica com uma necessidade gigante de continuar comendo a outra vasilha, se for assim então esteja certa de que está comendo um espetacular creme Brülée.

Existe uma enorme disputa de onde começou, na briga estão os ingleses, espanhóis masss acho que os franceses ganham mais essa. Ele apareceu no livro de receitas  do Chef François Massialot, em  1691, Mas os espanhóis são firmes em dizer que ele foi um plágio a receita do Creme Catalana que já existia desde o século XVII, enquanto que os ingleses falam que é originário do Trinity Cream ou Cambridge burnt cream onde o simbolo da universidade era marcado sobre o açúcar com ferro quente. Blá blá blá, nada se compara a sutileza criada pelos franceses. Meu voto é deles!

A expressão brülée significa esnobe,usada para pessoas de alto poder aquisitivo, e por isso foi utilizada para identificar essa que é uma sobremesa elitizada, elegante, e nem precisa dizer , basta olhar. Prove essa maravilha!

Então vamos lá!

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Numa panela ferva o creme de leite com a baunilha (a fava da baunilha você abre delicadamente no meio dela e retire raspando toda  a semente, essa que você vai utilizar junto com o creme de leite). Espere esfriar até ficar um morninho suportável.
  2. Num vasilha bata as gemas com o açúcar e vá acrescentando o creme de leite aos poucos
  3. Misture bem e coloque em recipientes apropriados para o creme, leve ao forno em banho maria para gelatinizar (ele tem que pegar a consistência parecida com a de um pudim)
  4. Demora aproximadamente uns 60 minutos, dependendo do seu forno
  5. Para que cozinhem bem e não caia nem um pingo de água neles, aconselho a cobrir com papel alúminio
  6. Depois de pronto leve para a geladeira
  7. Na hora de servir polvilhe açúcar cristal por cima e utilize o maçarico para queimar esse açúcar que virará uma calda crocante e deliciosa
  8. Caso não tenha maçarico, pode usar uma colher de sopa aquecendo no fogão a costa da colher e encostando no açúcar. (sinceramente eu aconselho comprar um maçarico, porque essa técnica com a colher demora e nem sempre é tão eficaz quanto).
  9. Pode acrescentar decorações por cima, eu optei por frutas, usei morango e mirtilo e ficou muito boa a combinação

Devo lembrar que esse creme existe em muitas versões: creme brülée de goiabada, doce de leite, parmesão…todas maravilhosas. Estou pensando em fazer essas versões para mostrar para vocês como ficam. Comentem se gostariam.

Bom eu sei que você vai fazer, então lembra que se postar cloque a hastag #receitasdamargot para que a gente veja como ficou o seu.

Produção e fotografia: Wagner Soares

Receita Creme Brulee

 

Receita Creme Brulee

Receita Creme Brulee

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe