Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Profiteroles

Publicado em 24 de Abril de 2018

Quem já provou com certeza aprovou!!

Receita Profiteroles

Profiteroles tem um nome meio difícil né? mas o sabor é inesquecível.
Contam os historiadores muito pouco a respeito embora seja unânime que ele tenha nascido na França a pedido da rainha Catarina de Médici ao seu chef de cozinha que chamava-se Popelini. Assim como é unânime dizer que foi sua melhor criação, e eu concordo!

Essas bolinhas feitas a base de Massa Choux que tem outras utilizações em sobremesas conhecidíssimas e vocês verão em breve essas receitas maravilhosas porque vou fazer para vocês.

Nessa minha cocção eu dei uma incrementada, recheando o profiterole com sorvete de baunilha, no meio acrescentei um creminho delicioso de avelã, e além da calda de chocolate que é obrigatória, eu polvilhei a parte de cima com farofinha pedaçuda de castanha-do-Pará.
Ahhh já sei…deu água na boca e já quer logo a receita….

Então vamos lá!

Ingredientes para a Massa Choux

Modo de Preparo

  1. Numa panela coloque a água, a manteiga , o sal e o açúcar, e mexa um pouco e deixe ferver
  2. Depois que ferver acrescente a farinha de trigo de uma só vez, mexendo bem e misturando completamente até formar uma massa homogênea (enquanto você estiver achando gruminhos de farinha de trigo, dissolva esse gruminhos antes de tirar do fogo, de forma a massa ficar lisinha e muito homogênea)
  3. Retire do fogo e leve para a batedeira (utilize a raquete da batedeira) . Bata até sair todo o vapor quente, assim que tiver esfriado quase morninho, acrescente um a um dos ovos e bata bem até ficar uma massa leve e no ponto meio mole que dê para ser utilizado com bico de confeiteiro
  4. Coloque essa massa num saco de confeiteiro e pegue uma quadrada (tipo tabuleiro), coloque papel manteiga no fundo da forma  e faça bolinhas com a massa que está no saco de confeiteiro. Para fazer as bolinhas pressione sem com a mesma força colocada para que todas as bolinhas fiquem com um tamanho parecido.
  5. Leve ao forno préaquecido a 180graus por aproximadamente 30 a 35 minutos ou até as bolinhas estarem completamente assadas
    (obs;: deixe elas dourarem bem pois assim não ficam cruas por dentro)
  6. Após assadas retire do forno e reserve num recipiente

Ingrediente para o creme de avelã
(opcional – você pode usar o creme que desejar ou só o sorvete dentro das bolinhas)

Modo de preparo:

  1. Pegue a xícara de avelãse leve para tostar no forno a 200 graus por 20 minutos
  2. depois de torradas, esfregue umas com as outras com auxilio das mãos e a casca sai todinha
  3. Numa frigideira acresce  1/3 de açúcar e leve ao fogo até virar um caramelo, dai você joga as avelãs
  4. mexa bem de forma a todas serem envolvidas pelo caramelo, deixe esfriar sobre um papel manteiga ou tapete de silicone
  5. jogue as avelãs dentro de um pano de prato e com auxílio de um rolo de pastel, quebre as avelas até virarem uma farofinha (se preferir pode quebrar no processador mas dando só um pulsar, tipo, para que na farofinha ainda se encontre uns pedaços de avelã)
  6. Reserve
  7. Na batedeira pegue as duas xícaras de creme de leite fresco, e as colheres de sopa de açúcar e bata até o ponto de chantilly
  8. Depois acrescente a esse chantilly as avelãs caramelizadas e leve para a geladeira.

Ingredientes para a calda de chocolate

Modo de Preparo

  1. Leve numa panela o leite e o creme de leite para esquentar (não para ferver)
  2. acrescente as colheres de açúcar
  3. junte o chocolate
  4. Misture bem até derreter todo o chocolate
  5. Acrescente a colher ou  meia colher de manteiga gelada, ver fique se meia colher já deixou ele com brilho.

Agora é só montar

Corte 1/3 da bolinha (igual como se corta a tampa de uma laranja para chupar, sabe?) , preencha o interior com sorvete de baunilha, depois com o creme de avelãs, coloque a tampinha de volta e cubra com sorvete. Para dar um toque especial eu coloquei primeira calda no fundo do prato a servir, e por último joguei uma farofinha de castanha do Pará (pequei umas cinco castanhas e cortei na mão mesmo os pedacinhos. Ficou uma delícia!

Experimenta vai!! E acrescenta nas suas postagens (caso vá mostrar sua obra de arte) com a #receitasdamargot. Ficarei mega feliz por você!

Produção e fotografia: Wagner Soares

Receita Profiteroles

Receita Profiteroles

Receita Profiteroles

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe