Quando eu vi essa receita eu pensei: vou fazer…e não é que deu certo?
Simples mas com ingredientes diferenciados, nasce um sabor completamente diferente das receitas feitas com camarão, tipo, vatapá, caruru, moqueca… o camarão na moranga mescla o sabor do legume e a massa cremosinha com sabor de camarão temperado com iguarias deliciosas e pimenta levemente no preparo. Acompanhado de arroz branco (e se tiver coco ralado pode abusar e colocar no arroz) que vai ficar perfeito!!
Não menos interessante é a história que envolve esse prato tão delicioso. Conta-se que em Ubatuba existe uma ilha chamada Anchieta que é a segunda maior ilha do litoral paulista. Nela funcionava um presídio na época de 1905 a 1955, que abrigava um bom número de japoneses que eram considerados presos políticos pela sua necessidade de matar os japoneses que vinham residir no Brasil, por acharem que eram traidores do Japão. Olha que bobagem! Se eles viessem hoje com esse pensamento ia ter um massacre no bairro da Liberdade em Sampa, kkkkk.
Mas então…enquanto esse presidio funcionava, esses presos por conta da falta de higiene do local, por andarem descalços e por comerem só peixe cru, eles adquiriam muitas vermes que traziam muitas doenças, entre elas a mais comum era a esquistossomose. Depois da chegada de um médico foram indicados vários medicamentos que os japoneses se recusaram a tomar. Ao invés disso eles por conhecerem os efeitos da semente da abóbora e sua eficácia no combate aos vermes, começaram a triturar e a comer, e todos ficavam curados. A partir dai os presos começaram a cultivar a abóbora e eles mesmos faziam o tal vermífugo que combatia todos os vermes e assim ficavam saudáveis.
A população ao tomar conhecimento disso, comprava muita abóbora cultivada no presídio, entre eles um homem chamado João Pacu que como tinha uma barriga gigante, que o tornava foco gozação pela cidade. Ao achar que era de verme, ele começou a comer as sementes da abóbora de forma gradativa usando como se fosse uma homeopatia. E não é que o Pacu ficou curado? Só que ele por descargo de consciência continuava seu tratamento mandando buscar as abóboras no presidio da ilha, religiosamente.
Um belo dia o seu carregamento das abóboras virou em parte no mar, e ele como era pão duro foi mar a dentro e recuperou quase todas suas abóboras mas apenas uma ficou faltando. Ele desesperado começou a busca só que inutilmente, a abóbora havia desaparecido. Dois dias depois a abóbora ressurgiu bem na frente de um pequeno restaurante de uma senhora conhecida por Dona Zenaide, que vendo aquela abóbora tão linda não pensou duas vezes e foi logo cozinhar.
Quando terminou o cozimento, ela foi abrir a abóbora para servir, e tchrammm… qual a surpresa? haviam alguns camarões cozidos dentro. Eles haviam entrado por um furo que tinha no talo da abóbora e ficado dentro dela sem que percebessem. E quer saber? o sabor estava maravilhoso…dai nasceu a origem do Camarão na Moranga que começou a ser servido de forma cada vez mais refinada pelas diversas receitas culinárias até chegar nessa maravilha que vou contar para vocês como se faz.
Então vamos lá?
Camarão na Moranga
Siga exatamente esses passos para preparar o camarão na moranga
Lembra de fotografar e postar, fica linda na mesa! Ah, e coloca a #receitasdamargot pra gente ver o seu Camarão na Moranga como ficou!
Produção e fotografia: Wagner Soares