Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Biscoito de Castanha-do-Pará

Publicado em 27 de setembro de 2017

Biscoito de Castanha-do-Pará

Receita Biscoito de Castanha-do-Pará

Ah que biscoito inesquecível esse biscoito de Castanha-do-Pará !!!

Você só sabe que é gostoso mas não sabe de onde vem, que lembranças traz, ai você não tem a menor idéia, ou talvez nem faça diferença uma vez que sempre que bate o sabor desse biscoito de Castanha-do-Pará na boca, ele se torna inesquecível, diferente de todos os biscoitos que já comeu.

Se esfarela e se envolve desde a massa, a Castanha do Pará ou Castanha do Brasil é dessa forma.  E eu nem sabia que apesar do nome que damos a ela por aqui, ela também nasce na Bolívia e no Peru, só não me perguntem como lá é chamada,  para mim ela vai sempre ser Castanha-do-Pará.

Um simples ouriço brota na árvore, uma das mais altas da floresta,  pretinho, redondo e lotado, lotadinho dessa delícia incomparável. E quando fica maduro, como tudo na vida, morre e despenca, se partindo ao chão, deixando amostra as castanhas que guardava a sete chaves dentro de seu casulo, todas devidamente seguras por um material muito duro que faz toda a proteção. Mas Deus é sábio, fez tudo exatamente como deveria ser, tanto que se alguém quebra esse casco duro (vamos chamar assim) retira a castanha fresquinha e corta com um facão, ela rapidamente perde seu melhor sabor e apodrece. Uma jóia bem guardada e como toda jóia tem que ser tratada com sutilezas e regras para que sua utilização seja a melhor possível.

Muito comum no Norte do país (região rica em elementos de utilização gastronômica) , ela era chamada de Castanha-do-Pará devido a esse motivo. Só que para não causar muita confusão já que ela também era plantada em boa quantidade em outras regiões, então o Ministério da Agricultura teve que trocar seu nome para Castanha do Brasil, em 1976.

Mas o que importa mesmo é que a castanha-do-Pará ou Castanha do Brasil é rica em Selênio, utilizada por inúmeros chefs renomados em seus cardápios, ela se adapta às receitas de todo tipo, sejam saladas, carnes, molhos, massas, biscoitos, etc… sendo muito bem empregada nas maravilhas culinárias,  mas principalmente nas obras de artes das melhores patisseries do mundo todo,  justamente por sua estrutura oleosa que após triturada se torna uma farinha perfeita para tudo que se fizer.  Se for por qualidade acho então que deveria se chamar Castanha-do-mundo!!

E você ainda se pergunta: por que eu faria um biscoito de Castanha-do-Pará? …cri cri cri, silencio total,… faz e você mesma se dará a resposta.

Então vamos lá:
Biscoito de Castanha-do-Pará

Biscoito de Castanha-do-Pará

Receita Biscoito de Castanha-do-Pará

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Misture todos os ingredientes numa vasilha, com as mãos, até que a massa solte totalmente da sua mão
  2. Faça uma bola, coloque numa superfície lisa e estique a massa com um rolo de pastel, sempre de dentro para fora
  3. Depois da massa aberta você pode utilizar um copo de circunferência pequena para corta os biscoitos, ou caso tenha modeladores pode usar a vontade, fazendo os desenhos que desejar para os biscoitinhos
  4. Leve ao forno em uma assadeira forrada com papel manteiga por aproximadamente 15 a 20 minutinhos ou até ficarem douradinhos pelas pontas. Você já tira porque eles queimam muito rápido.
  5. Depois você retira bem devagar para não quebrá-los pois são frágeis e deliciosos e polvilha com açúcar cristal como é o nome que encontramos nos supermercados.

Faz muito, porque você vai adorar!! Aproveita e posta nas suas redes sociais , e nos marca com a #receitasdamargot para a gente ver, ficar feliz e saber que você provou dessa maravilha!

Produção e fotografia: Wagner Soares

 

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe