E foram os alemães os autores dessa obra! Acreditem!
Levado pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, dai a origem do nome, no final do século XIX. Esse bife feito de carne moída cai no gosto dos americanos que no ano de 1904, ano em que se transformaram na maior potência industrial da Terra, o Hambúrguer Artesanal se torna um marco dentro da culinária, uma aposta americana que deu certo e virou um verdadeiro símbolo dos Estados Unidos. Mas deixa eu explicar melhor essa história.
Tudo aparentemente tem início com os tártaros que eram povos que carregavam a carne embaixo das selas dos cavalos, imaginem só, eca… e retiravam quando ela tinha virado uma pasta, se deliciavam comendo essa melecada. Essa ideia até que agradou os alemães que curtiram o procedimento, começaram a utilizar só que implementando um cozimento mais saudável a maneira deles, isso se passava na cidade de Hamburgo, como citei no parágrafo acima.
Eis que chega aos EUA em 1880 quando os americanos puderam experimentar essa novidade. Os marinheiros foram os primeiros a fazer uso constante pois comiam o bife entre dois pães e assim não paravam de trabalham. Masssss os americanos como bons incrementadores de produto, é lógico que foram logo tratando de melhorar esse sanduiche adaptando aos moldes da cultura local, e vamos admitir ô povo para saber trabalhar bem um hamburguer.
Foi então que em 1904, numa exposição culinária o primeiro hambúrguer foi apresentado dentro do pão. A partir dessa data o hambúrguer artesanal só melhorou.
O primeiro restaurante a vender hambúrguer artesanal foi o White Castle que fazia o maior sucesso. Logo em seguida veio o Mc Donald’s em 1921, que até hoje é uma das maiores redes de venda de hamburguers com milhares de lojas espalhadas pelo mundo. Por isso os americanos disputam até hoje o título de criadores do hambúrguer, alegam que foram eles os primeiros a fazer o hambúrguer artesanal. Vendo por essa ótica até que eu daria para eles essa vantagem.
No nosso Brasil o hambúrguer só apareceu em 1952 com a chegada do nosso velho conhecido Bob’s , criando mó frisson na Zona Sul mais precisamente em Copacabana.
Ah mas que bom que se expandiu essa delicinha culinária pelo mundo. E agora a febre que move o mercado é a criação do hambúrguer artesanal pelos mais diversos proprietários de food truck e pessoas que se dedicam a essa arte. E olha que tem muito hambúrguer maravilha por ai. Dai eu surgiro: Faça o seu!!!!
Então vamos lá!!
Agora é só correr pro abraço. E saber que você vai montar um monte desses, porque a turma adora e é bom demais juntar todo mundo para comer o seu hambúrguer artesanal.
Tira uma foto para marcar o dia que fez seu hambúrguer artesanal e lembra de nos marcar com a #receitasdamargot que teremos o maior prazer em curtir e comentar.
Produção e fotografia: Wagner Soares