Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Hambúrguer Artesanal

Publicado em 14 de setembro de 2017

 

Hambúrguer Artesanal

Receita Hambúrguer Artesanal

Você não consegue comer um só!

E foram os alemães os autores dessa obra! Acreditem!

Levado pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, dai a origem do nome, no final do  século XIX. Esse bife feito de carne moída cai no gosto dos americanos que no ano de  1904, ano em que se transformaram na maior potência industrial da Terra, o Hambúrguer Artesanal se torna um marco dentro da culinária, uma aposta americana que deu certo e virou um verdadeiro símbolo dos Estados Unidos.  Mas deixa eu explicar melhor essa história.

Tudo aparentemente tem início com os tártaros que eram povos que carregavam a carne embaixo das selas dos cavalos, imaginem só, eca… e retiravam quando ela tinha virado uma pasta, se deliciavam comendo essa melecada. Essa ideia até que agradou os alemães que curtiram o procedimento,  começaram a utilizar só que implementando um cozimento mais saudável a maneira deles, isso se passava na cidade de Hamburgo, como citei no parágrafo acima.

Eis que chega aos EUA  em 1880 quando os americanos puderam experimentar essa novidade. Os marinheiros foram os primeiros a fazer uso constante pois comiam o bife entre dois pães e assim não paravam de trabalham. Masssss os americanos  como bons incrementadores de produto, é lógico que foram logo tratando de melhorar  esse sanduiche adaptando aos moldes da cultura local, e vamos admitir ô povo para saber trabalhar bem um hamburguer.

Foi então que em 1904, numa exposição culinária o primeiro hambúrguer foi apresentado dentro do pão. A partir dessa data o hambúrguer artesanal só melhorou.

O primeiro restaurante a vender hambúrguer artesanal foi o White Castle que fazia o maior sucesso. Logo em seguida veio o Mc Donald’s  em 1921, que até hoje é uma das maiores  redes de venda de hamburguers  com milhares de lojas espalhadas pelo mundo. Por isso os americanos disputam até hoje o título de criadores do hambúrguer, alegam que foram eles os primeiros a fazer o hambúrguer artesanal.  Vendo por essa ótica até que eu daria para eles essa vantagem.

No nosso Brasil o hambúrguer só apareceu em 1952 com a chegada do nosso  velho conhecido Bob’s , criando mó frisson na Zona Sul mais precisamente em Copacabana.

Ah mas que bom que se expandiu essa delicinha culinária pelo mundo. E agora a febre que move o mercado é a criação do hambúrguer artesanal pelos mais diversos proprietários de food truck e pessoas que se dedicam a essa arte. E olha que tem muito hambúrguer maravilha por ai. Dai eu surgiro: Faça o seu!!!!

Então vamos lá!!

Receita Hambúrguer Artesanal

Ingredientes:

 

Modo de Preparo

  1. Misture os dois tipos de carne.
  2. Numa panela frite o bacon e a cebola. Não precisa torrar o bacon. Deixe esfriar um pouco misture na carne junto com os ingredientes e deixe pegando o sabor.
  3. Pegue uma frigideira antiaderente ou chapa e coloque para esquentar.
  4. Ponha um fio de azeite de oliva.
  5. Pegue uma quantidade de carne que caiba na sua mão faça uma bola com a carne e fique passando de uma mão para a outra umas três vezes. isso ajuda a dar liga e a carne ficar uniforme. Dê uma achatadinha e pronto! Pode jogar na chapa ou frigideira que esteja bem quente.
    Não fique mexendo. São dois minutos e meio fritando de um lado. E mais dois minutos e meio do outro lado.Pegue o pão de hambúrguer e dê uma passada de manteiga e leve numa frigideira só para selar um pouquinho. Passe maionese em ambos os lados.
  6. A montagem do hambúrguer segue uma ordem: alface, tomate, hambúrguer, queijo (eu usei o cheddar) e bacon por cima.
    Dica:: antes de colocar dentro do pão a carne, eu cobri com cheddar ralado e levei no microondas por 1 minutinho para derreter o queijo.

Agora é só correr pro abraço. E saber que você vai montar um monte desses, porque a turma adora e é bom demais juntar todo mundo para comer o seu hambúrguer artesanal.

Tira  uma foto para marcar o dia que fez seu hambúrguer artesanal e lembra de nos marcar com a #receitasdamargot que teremos o maior prazer em curtir e comentar.

Produção e fotografia: Wagner Soares

 

 

Receita Hambúrguer Artesanal

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe