Você deve estar se perguntando, o que seria um Aligot? E eu te respondo é um purê leve mas com muita elasticidade e sabor indescritível.
É original da França, de uma cidade chamada Aubrac , hoje em dia tem os holofotes todos para a perfeição do seu sabor quando acompanha pratos quentes ou frios mas o purê mais especificamente a batata ralou muito pra chegar nesse nível. Para você ter uma ideia a batata por nascer embaixo da terra era considerada impura para alimentar, por esse motivo, segundo historiadores, os europeus davam batatas apenas aos porcos, que com essa filosofia boba, acabavam se dando bem!
Contam as línguas que o rei Luiz XV soube pelos fofoqueiros de plantão que um grupo grande de famintos iriam invadir a festa dele. Então teve a ideia de fazer a festa no jardim e convidar geral , assim evitaria essa invasão .
Só que um detalhe atrapalhava a idéia: não tinha trigo suficiente para fazer os pães ! oh my God!!
A sorte do rei foi a esperteza do seu chef de cozinha que chamava Antoine Parmentier que defendia há um bom tempo a utilização da batata nos alimentos , foi dele a grande sacada ! todos comeram muito e saíram mega satisfeitos da festa.
A partir desse episódio a batata começou a ganhar sua merecida estrela e a fazer parte das receitas mais desejadas ou até mesmo como um acompanhamento de carnes, hambúrgueres ou simplesmente fritas.
Agora vamos praticar a execução do purê elástico e com queijos, e agradecer ao chef por nos presentear com um alimento tão gostoso e versátil.
Então vamos lá !
Aligot
Agora é so alegria, vai comer o Aligot com ou sem acompanhamento? Seja do jeito que for você vai ter a sensação de uma massa de queijo deliciosa, e quem não curte né?
Faz ai o seu Aligot, marca a gente com a #receitasdamargot , a gente vai ver, ficar feliz e curtir
Produção e fotografia: Wagner Soares