Nossos olhos são faróis de luz que passam entre as diversas imagens nele projetadas mas tem imagens que não se controla o olhar e muito menos o paladar. Nessa foto belíssima do fotógrafo culinário Wagner Soares (fotografiaculinaria.com.br) encontro perfeitamente a tradução de tudo que quero expressar.
Deixa eu te contar como nasceu essa pequena delicia. Dizem que Stanisław Leszczyński,, rei da Polônia tornou-se rei ainda muito jovem, com a ajuda do rei da Suécia. Só que anos mais tarde em uma guerra eles foram derrotados pelos russos, que por consideração por ele ser sogro do rei da Rússia deixaram ele ficar tomando conta do ducado de Lorraine. Ele ficou mega triste, é claro, sentiu-se humilhado, entrou em depressão e começou a comer doces. Colocando em alvoroço os confeiteiros da região.
Um confeiteiro muito sem inspiração, veio lhe trazer um doce que na verdade era uma adaptação da receita do “Kugelhupf”, um doce simples de sabor onde acrescentou apenas fermento de padeiro transformando-o em uma massa esponjosa, que era difícil de engolir. Ele odiou. Então Stanisław voltou-se para as bebidas, bebia muito, muito vinho. Até a chegada do inverno onde precisou de uma bebida mais quente, foi ai que começou a tomar rum.
Um dia de mega mau humor ele sentiu a necessidade de comer um bolo e chamou o confeiteiro que trouxe o mesmo bolo de antes, ele com raiva deu um tapa no prato com tanta força que bateu na garrafa de rum que entornou em cima do bolo , deixando-o encharcado. Stanisław ao perceber o aroma que ficou o bolo, pegou o prato e provou, tinha ficado espetacular. E assim nasceu Baba que é um doce tipicamente molhado na calda de rum com algumas especiarias. É claro que a adição do rum na calda é opcional (apesar de fugir um pouco da receita) mas fica delicioso acompanhado de geléias de frutas como morango, damasco, goiaba, amora…enfim, isso você vai decidir depois que fizer a receita, e ó , eu garanto que fica maravilhoso!!
Então vamos lá?
Agora que você já conhece essa delícia e vai fazer com certeza, posta nas redes sociais com a #receitasdamargot para que a gente possa ver e ficar feliz!
produção e fotografia: Wagner Soares