Ah vai, confessa logo que sua boca encheu de água quando viu essa foto maravilhosa que passa exatamente a testura desse biscoitinho e faz a gente imaginar o sabor sem igual da goiabada nele.
Quem é que não curte um biscoitinho gente?
Olha desde muito muito tempo atrás surgiram as idéias de cozinhar biscoito. No início os antigos roíam nos dentes os grãos crus o que formava na boca uma espécie de massinha por conta da saliva, dai surgiu a ideia de triturar esses grãos entre pedras e jogar água, depois secar no fogo formando uma massa seca e dura. Claro que ficava uma massaroca né gente? mas tudo tem que começar de alguma forma.
Os egípcios espertinhos modelaram essa massa em formato redondo, de bolacha mesmo e serviam com mel. Essa era uma forma de gentileza entre os nobres. Só que quem sempre fazia a iguaria eram os escravos. Um escravo que cozinhasse bolachas era um escravo diferenciado, e vendido ou tomado a força como peça de luxo.
O biscoito foi a saída perfeita para viajantes que necessitavam de alimento para ser consumido durante as viagens, então o pão era cozido duas vezes para conservar, ficava duro e virava praticamente um biscoito. Esse tipo de pão era usado por viajantes e também na guerra para alimentar soldados.
A Europa como sempre deu o pontapé inicial para começar a melhorar a massaroca, acrescentou chocolate e chá, hum…espertinha, melhorou demais o sabor. Só que os biscoitos viraram febre e uma fonte de renda certa para as municipalidades que começaram a procurar um meio barato e rentável para sua confecção . Começa ai a industrialização do biscoito.
A Inglaterra se destacou com a produção dos biscoitos que tinham variados sabores, e começou a exportar para suas colônias. Rapidamente esses biscoitos chegaram nos Estados Unidos que se tornou um dos maiores consumidores dos biscoitos para café e chá feito pelo ingleses.
Só que os Estados Unidos viram que a Inglaterra estava crescendo economicamente essa área e tratou logo de adquirir os equipamentos para confecção dos biscoitos, e assim se tornaram uma potência no mercado, o que enfraqueceu o mercado de importação dos biscoitos ingleses. Só pra fechar com chave de ouro essa goleada dos EUA, eles trocaram o nome de biscuit para cookies. Que maravilha!
Hoje em dia em todo país as indústrias de biscoito são peças-chave para o mercado, sempre de forma rentável.
Dai nos temos biscoitos para todos os gostos, doces, salgados… E não poderia falta o destaque para esse brasileiríssimo Biscoito de Goiaba.
Então vamos lá!
Agora é só servir!! Ahhh nos conta por favor quando fizer. Posta para a gente ver com a #receitasdamargot que a gente vai amar ver como ficaram os seus.
Produção e fotografia:Wagner Soares