Ah, vocês vão me perdoar mas as fotos ficaram tão lindas que quis por todas para vocês sentirem na boca o gosto delicioso desses amanteigados.
Vamos então apresentar essa delicinha: Biscoito é um nome originário da França (amo muito) que vem de “bis” “coctus” que quer dizer cozido duas vezes.
Entenda porque: eles eram utilizados como ração para a tripulação que seguia tentando desbravar o caminho para as Índias ou até mesmo para o Brasil. Nessas embarcações chamadas de naus, cada tripulado tinha direito por dia a aproximadamente 428 gramas. Eles eram cozidos duas vezes para garantir o maior tempo de conservação.
Mas ai você me pergunta: e como nasceu?
Contam os relatos de historiadores que os antigos comiam grãos crus, moendo-os lentamente e triturando com os dentes, com isso surgiu à idéia de se amassar os grãos entre duas pedras, misturando água àquela massa e secá-la ao fogo, tornando-a numa pasta seca e dura.
No Egito os biscoitos já pareciam bolachas secas e eram servidos adocicados com mel – uma vez que o açúcar ainda não era conhecido. Era objeto de gentileza entre a casta nobre, feitos para dar de presente aos amigos. Na época, um especialista em fabricar os biscoitos era em geral um escravo, já que a receita era passada de geração para geração entre estes. Um especialista em biscoitos podia ser comprado, alugado ou tomado à força. Era um escravo de luxo. Olha ai confeiteiros, estaríamos com tudo kkkkk
Com a sua propagação principalmente na Europa, começaram novos ingredientes fazerem parte da receita e ai deu no que deu, diversos tipos, todos deliciosos e você pode decorar inclusive, olha que maravilha. Quer aprender?
Então vamos lá:
Tá bom, você deve estar se perguntando: e a receita do Glacê Real…ok ok segue abaixo:
250g de açúcar de confeiteiro
40g de clara de ovo
10g de suco de limão
Bate tudo na batedeira e quando estiver no ponto de você levantar o globo da batedeira e a massa fizer picos, já estará pronto pra usar. Você pode repartir em tigelas e colocar uma ou duas gotinhas de corante da cor que quiser e começar a decorar.
Use sua imaginação mas não deixe de fazer, ficam maravilhosos!! E enfeitam qualquer festa!!
Ah! lembra se postar de usar a hastag #receitasdamargot para que a gente possa ver suas obras-primas.
beijos e até a próxima!
produção e fotografia: Wagner Soares