Ai ai, como começar a contar para vocês a história de um bolo de doce de leite que tira qualquer um do chão só de provar, você praticamente levita, assim é a sensação, e essa combinação como recheio de bolo numa massa pra lá de suculenta e própria para recebê-lo, é o auge!!
Mas deixa eu contar para vocês as histórias que envolvem esse bolo de doce de leite.
A primeira delas se passa na terrinha dos hermanos argentinos mais precisamente na sala de um governador chamado Juan Manuel de Rosas, que teria convidado seu maior oponente político, chamado Juan Lavalle para sua fazenda com a finalidade de conseguir um acordo. Só que seu rival político chegou antes dele na fazenda, e estando muito cansado adormeceu na cama do quarto que seria do governador, e não no quarto de hóspedes. Nessa mesma hora, na cozinha, a empregada da fazenda preparava uma refeição que o patrão amava com leite e açúcar chamada “leichada”, e enquanto fervia o alimento foi ver aonde estava o convidado, ao vê-lo dormindo na cama de seu patrão ela não hesitou em chamar os guardas para retirá-lo pois achou um absurdo. Entre vai-e-vem e baixarias desse povo para resolver esse “insulto” considerado pela criadagem, o governador chega e ao contrário de todos, não achou nada demais (coisas de político), acabou com o bafão e pediu que servissem a refeição. A empregada que tinha deixado no fogo preparando, quando voltou encontrou o leite fervendo muito e de cor bem escura mas com um sabor maravilhoso, que agradou os dois rivais. Ah! Com certeza você deve estar perguntando: e o doce de leite? Ajudou a fazerem acordo? Resposta: claro que não né? Já diz o ditado popular e adaptado por mim: Inimigos, inimigos, doces a parte!
Outra versão para história desse bolo de doce de leite, é que ele nasceu no Uruguai pelas mãos mágicas dos escravos que sempre procurando agradar seus patrões, usavam sua imaginação culinária e criavam receitas e sabores espetaculares.
Existe ainda a possibilidade do doce de leite ter nascido no Chile onde há registros de sua aparição lá pelos anos de 1610, mas os chilenos nunca se manifestaram para serem os criadores originais dessa delícia, e deixam a disputa da criação entre argentinos e uruguaios. Devem ter coisa melhor pelo que lutar né? Não menosprezando a importância dessa maravilha principalmente no nosso bolo de doce de leite.
E por falar no bolo de doce de leite, acho que está na hora de você se focar e posicionar pois vamos começar a receita.
Então vamos lá!!
Bolo de Doce de Leite
Lembre sempre de preaquecer seu forno antes de colocar a massa para cocção.
! lata de doce de leite (ou se preferir pode fazer você mesma o doce de leite em casa)
½ lata de creme de leite
Bata na batedeira os dois ingrediente e use como recheio. Caso não queira um bolo de duas camadas é só usar essa receita para a cobertura. Eu dividi o bolo em dois , re4cheei com uma parte dessa receita e fiz a cobertura também.
Agora é só polvilhar em cima e servir fatias bem generosas pois nunca vai ser demais!
Tire foto, poste e nos marque com a #receitasdamargot, ficaremos muito felizes e comentaremos.
Produção e fotografia: Wagner Soares