A receita de hoje é: Dadinhos de Tapioca
Publicado em 13 de maio de 2020
Prepara aí e abre sua cerveja!
Well well eu poderia inventar para vocês que comi com cerveja mas eu nem bebo, a única coisa que sei é que harmoniza perfeitamente com aquele choppinho ou copo de cerveja bem gelada. Como sou fã incondicional da Coca-Cola é claro que comi acompanhada de uma coquinha estupidamente gelada kkkkk. E olha…viajei na primeira mordida!
Mas vamos falar da praticidade de fazer essa maravilha. A tapioca eu costumo usar em muitas versões em minhas receitas, é a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada. Ela é super versátil e combina com quase tudo que pensar tipo: queijo, leite condensado, goiabada, carne seca, ovo, chocolate, banana, enfim… só usar a imaginação, eu usei nos dadinhos. Por não conter gorduras, glúten, sódio é muito usada. É claro que sua receita irá modificar o valor calórico de acordo com o recheio que utilizar.
Já está com vontade de fazer os dadinhos? Corre no supermercado, compra a tapioca granulada.
Então vamos lá!
Ingredientes:
- 500ml de leite integral
- 400g de tapioca granulada (eu optei por 250g de tapioca tipo bola da região Norte e 150g da tapioca granulada de supermercado mas se não tiver onde comprar a tipo bola usa a granulada do supermercado mesmo)
- 375g de queijo qualho
- 1/2 colher de chá de sal
Mode de Preparo:
- Rale o queijo qualho e reserve
- Coloque o leite numa panela para ferver
- Numa vasilha ponha a tapioca, o queijo qualho ralado e uma pitada de sal (meia colherzinha de chá)
- Depois que o leite levantar a fervura é só jogar sobre esses ingredientes e mexer com a ajuda de uma espátula ou fuê para misturar tudo muito bem
- Pegue uma forma retangular ou quadrada, forre com papel filme ou um pouquinho de óleo e jogue a massa dentro
- Espalhe a massa na forma toda deixando a superfície lisinha
- Deixe esfriar um pouco e leve a geladeira por 1 hora ou 1;30
- Retira da geladeira e da forma e corte em cubinhos com mais ou meno dois dedos de largura
- Leve para fritar em óleo quente a 180 graus até começarem a ficar douradinhos, sempre levantando com a escumadeira para ver a coloração pois os dadinhos devem só dourar pois quando saem do óleo ainda pegam uma cor a mais.
Agora é só escorrer no papel toalha e servir com uma geléia de pimenta, ou melaço de cana ou com o que mais você achar que seu paladar vai adorar provar.
Abre a cervejinha ou a coca ou suco e delicie-se!!!!
As fotos e produção são do mago da fotografia: @wagnersoaresfotografia ou www.fotografiaculinaria.com.br
Leave a Reply
Compartilhe