Quem não espera pela rabanada nessa época de Natal? Essa doçura é a cara do Natal.
É uma delicia de origem portuguesa com certeza, assim como muitas delícias que Portugal trouxe para o Brasil, verdadeiros presentes da culinária.
Claro que como toda receita que se destaca, a rabanada também tem sua historinha. Conta-se que uma mulher de origem muito pobre deu à luz e não tinha dinheiro para se alimentar então ela recorria a pãos adormecidos mergulhador no leite, e dessa forma sua produção de leite nos seios aumentou consideravelmente. Assim que a história se espalhou, as mulheres da época que pariam começaram a fazer a rabanada na intenção de ter leite em abundância para servir o bebê, principalmente as da alta classe social. Tanto foi longe a cultura, que a rabanada em alguns lugares de Portugal também é chamada da fatia parida. Em outros recebe o nome de fatia dourada.
O certo é que a rabanada fez sucesso em todo mundo, tipo na França é chamada de pain perdu, na Colômbia é Equador tostadas francesas, México como pan francês e em países com a língua inglesa french toast. Enfim todas guardam, com alguma diferença, o sabor das que amamos.
Entao vamos lá!
Está pronta para ser servida! De forma opcional eu abri uma fatia de pão no meio sem ir com a faca até o final e recheei com doce de leite, depois mergulhei no leite, no ovo e fritei. Continuei o processo igual passando na mistura de açúcar e canela e ficou uma rabanada recheada é deliciosa. Experimente!
Ah e quando fizer suas rabanadas posta uma foto nas redes sociais usando a #receitasdamargot para a gente ficar feliz e comentar!
produção e fotografia: Wagner Soares