Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Biscoitos Amanteigados

Publicado em 12 de Fevereiro de 2019

Simplesmente Irresistíveis!

Ah, vocês vão me perdoar mas as fotos ficaram tão lindas que quis por todas para vocês sentirem na boca o gosto delicioso desses amanteigados.

Vamos então apresentar essa delicinha: Biscoito é um nome originário da França (amo muito) que vem de “bis” “coctus” que quer dizer cozido duas vezes.
Entenda porque: eles eram utilizados como ração para a tripulação que seguia tentando desbravar o caminho para as Índias ou até mesmo para o Brasil. Nessas embarcações chamadas de naus, cada tripulado tinha direito por dia a aproximadamente 428 gramas. Eles eram cozidos duas vezes para garantir o maior tempo de conservação.

Mas ai você me pergunta: e como nasceu?
Contam os relatos de historiadores que os antigos comiam grãos crus, moendo-os lentamente e triturando com os dentes, com isso surgiu à idéia de se amassar os grãos entre duas pedras, misturando água àquela massa e secá-la ao fogo, tornando-a numa pasta seca e dura.
No Egito os biscoitos já pareciam bolachas secas e eram servidos adocicados com mel – uma vez que o açúcar ainda não era conhecido. Era objeto de gentileza entre a casta nobre, feitos para dar de presente aos amigos. Na época, um especialista em fabricar os biscoitos era em geral um escravo, já que a receita era passada de geração para geração entre estes. Um especialista em biscoitos podia ser comprado, alugado ou tomado à força. Era um escravo de luxo. Olha ai confeiteiros, estaríamos com tudo kkkkk

Com a sua propagação principalmente na Europa, começaram novos ingredientes fazerem parte da receita e ai deu no que deu, diversos tipos, todos deliciosos e você pode decorar inclusive, olha que maravilha. Quer aprender?

Então vamos lá:

Ingredientes da Massa Branca

Ingredientes da Massa de Chocolate:

 

Modo de Preparo (para ambas as massas):

  1. Leve na batedeira a manteiga gelada e o açúcar peneirado,  e bata até se misturarem completamente mas não muito para que a massa não fique fofa demais.
  2. Adicione o ovo (grande) e mexa bem
  3. Adicione os demais ingredientes, incluindo o trigo aos poucos e devidamente peneirado.
  4. Assim que a massa estiver homogênea, você retira da batedeira, coloque no centro de um pedaço de papel manteiga, depois coloque outro pedaço de papel manteiga por cima e com um rolo abra esse massa na espessura de 1cm
  5. Depois leve a geladeira para que a massa ganhe uma estrutura melhor para você manusear por aproximadamente umas 4 horas (o ideal é fazer a massa de um dia para o outro que fica muito melhor)
  6. Retire da geladeira por uns vinte minutos antes de usar.
  7. Modele com cortadores que preferir.
  8. Você também pode confeitá-las como eu fiz, usei o glacê real misturado com corantes.

Tá bom, você deve estar se perguntando: e a receita do Glacê Real…ok ok segue abaixo:
250g de açúcar de confeiteiro
40g de clara de ovo
10g de suco de limão

Bate tudo na batedeira e quando estiver no ponto de você levantar o globo da batedeira e a massa fizer picos, já estará pronto pra usar. Você pode repartir em tigelas e colocar uma ou duas gotinhas de corante da cor que quiser e começar a decorar.

Use sua imaginação mas não deixe de fazer, ficam maravilhosos!! E enfeitam qualquer festa!!
Ah! lembra se postar de usar a hastag #receitasdamargot para que a gente possa ver suas obras-primas.

beijos e até a próxima!

produção e fotografia: Wagner Soares

 

 

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe