Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Bolo Churros com churros

Publicado em 3 de setembro de 2018

Ah isso sim é uma tentação!!

Receita Bolo Churros

Receita Bolo Churros

Nham nham nham, você deve estar ai se perguntando : Deus, quem inventou essa tortura gastronômica?? Well, well, eu te falo, coisa de Deus mesmo!
Que melhor que juntar o bolo churros e ainda por cima com churros na cobertura.

Os churros segundo  rezam os historiadores, surgiram de uma espécie de massa desenvolvida por pastores espanhóis, eles não tinham acesso a uma boa massa de pão então improvisavam frituras de trigo e  água , usando fogueiras para criar o desjejum. Ah o nome foi dado por conta dos chifres de uma raça de ovelhas, que se chama Churra.

Na Espanha onde é muito popular, é servido acompanhado com uma porção de chocolate derretido (ganache).  No Uruguai e em outros países o jeito de acompanhar o churros pode ser com salgado, tipo queijos, preseunto, etc… E por aqui a gente vai mesmo é de doce de leite, que nem os nossos hermanos argentinos, que servem do mesmo jeito.  Ah, vou te falar, eu prefiro assim, comer de se lambuzar de tanta delícia. E como não poderia deixar de lado a receita do bolo de churros, eu uni as delicias num só lugar, veja o resultado e me conta o que achou, me conta mesmo!

Ai ai…Então vamos lá?

Ingredientes para o bolo

Modo de preparo

  1. Numa vasilha coloque o açúcar peneirado e a manteiga
  2. bata até ficar uma massa clara e homogenea
  3. acrescente as gemas e a baunilha
  4. continue batendo
  5. Insira a farinha de trigo  intercalando com o leite, misturando devagar para não desenvolver tanto glúten
  6. Bata as claras em neve e adicione lentamente na massa
  7. Pré aqueça o forno a 180 graus e leve para assar por aproximadamente 35 a 40 minutos, dependendo do seu forno

Ingrediente para a massa do Churros

Modo de Preparo:

  1. Leve ao fogo numa panela, o leite, a água, a manteiga e a baunilha
  2. Deixe ferver
  3. Assim que ferver, abaixe o fogo e acrescente de uma vez toda a farinha de trigo
  4. Misture toda massa amassando bem até incorporar todo o trigo, tornando uma massa homogenea e sem gruminhos (partículas de trigo)
  5. Estará pronta quando estiver desgrudando da panela
  6. Bata o ovo levemente e acrescente na massa com muito cuidado para não cozinhar, mexa bem rápido com a espátula para ele incorporar na massa.
  7. Retire do fogo e coloque numa outra vasilha, leve a geladeira por uns 15 minutos para esfriar.
  8. Coloque a massa num saco de confeiteiro
  9. Aqueça uma frigideira com óleo até 140 graus , caso não possua termômetro pode fazer o teste com o fósforo jogando dentro do óleo , quando acender está no ponto, ou colocando um pedacinho da massa, se ela assar legal é porque a temperatura está ok
  10. Com a ajuda de um bico pitanga (2D) pressione o saco de confeiteiro já em cima da frigideira e coloque os churros para fritar
  11. Depois seque num papel toalha para retirar o excesso de óleo e passe numa mistura de açúcar e canela (usei a medida de uma xícara de açúcar cristal para duas colheres de canela em pó)
  12. Quanto ao doce de leite você pode usar o pronto (dissolvi uma lata de 200g de doce de leite Itambé  em 100g de creme de leite no fogo para que fique numa densidade bem cremosa, aqueça mexendo até ficar cremosinho, retire do fogo). Ou você pode fazer seu próprio doce de leite usando uma lata de leite condensado e mergulhando na água dentro de uma panela de pressão e cozinhar por 30 minutos, só tenha o cuidado ao abrir a lata depois de retirar da panela de pressão, você deve esperar esfriar.

Eu só posso dizer que é gratificante o resultado. E você? vai fazer? Se fizer posta nas suas redes sociais com a #receitasdamargot para eu ver como ficou o seu. Decore a sua maneira e mostre pra gente!

Produção e fotografia: Wagner Soares

Receita Bolo Churros

Receita Bolo Churros

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe