Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Bombas de Chocolate

Publicado em 10 de Março de 2019

Receita Bombas de Chocolate

O nome bomba eu não curto muito por me remeter a armas, mas quando eu seguro uma de chocolate e elevo a boca, esse conceito se transforma totalmente,  o sabor da cobertura de chocolate e a explosão do recheio de creme patisserie na primeira dentada, explicam porque leva o nome de bomba, no Brasil, essa explosão de sabores deliciosos, difícil de descrever, de resto só vocês provando…

O eclair, que é o nome oficial da “bomba” tem origem na França, durante o século XIX, e segundo historiadores foi criada pelo famoso chefe francês Antonin Carême,  cujo o nome vem tem origem francesa e a tradução de relâmpago.

Criado a partir da massa choux ou melhor Patê a choux que é uma massa simples de fazer e versátil pois pode ser utilizada para as receitas de profiterólis, carolinas, entre outras, dependendo da sua criatividade pois combina com tudo. Sua base leva água, manteiga, açúcar, sal, farinha de trigo e ovos.

Algumas variações também existem, com o chocolate sendo substituído por caramelo, doce de leite ou até chocolate branco, o que faz com que combine um grande sabor, dentro da receita que já é bem característica.

Então vamos lá?

Ingredientes para a massa Patê a Choux

Modo de Preparo:

  1. Coloque numa panela a manteiga, a água e o sal e leve ao fogo, espere até começar a ferver
  2. Assim que começar as bolinhas mostrando que está fervendo acrescente de uma vez a farinha de trigo e mexa bem
  3. Misture energicamente a massa até se incorporar tudo, repare sempre se não tem nenhum gruminho ou bolinha de trigo por menor que seja, ela tem que ser dissolvida, a massa tem que ficar homogênea.
  4. Retire do fogo e leve à batedeira com batedor de raquete, bata levemente para esfriar a massa
  5. Quando estiver morna, vá acrescentando os ovos um a um, até a massa ficar cremosa porém com consistência para ir em um saco de confeiteiro para você poder moldar as bombas.
  6. Coloque no saco de confeiteiro e escolha o bico de sua preferência, para esse modelo usei o bico 1A da Wilton
  7. Pegue uma assadeira e forre com papel manteiga. Molde as bombas e leve ao forno pré-aquecido a 180º graus por 20 minutos ou até ficarem dourados.
  8. Depois de assadas, faça dois furos atrás das bombas (eu usei um bico menor redondinho para fazer os furinhos) e preencha com recheio cuja receita está abaixo, usando também saco de confeiteiro e bico para facilitar, e colocando por dentro dos buracos até preencher.
  9. Depois de recheados você vai banhar apenas a parte da frente , mergulhando em uma ganache de chocolate (receita abaixo).

Ingredientes para o Recheio:

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela leve ao fogo baixo todos os ingredientes
  2. Mexa bem até pegar o ponto de espessura (ponto napê – que é quando você passa o creme na costa de uma colher e faz um risco no meio do creme e ele não se junto mais)
  3. Retire do fogo e coloque num recipiente.
  4. Deixe esfriar na geladeira por uns 20 minutos coberto por papel filme. Eu prefiro esfriar na mão mesmo mexendo sem parar.
  5. Depois de frio recheie suas bombas

Ganache de Chocolate:

  1. 200g de chocolate
  2. 1 colher de manteiga (15g)
  3. 100g de creme de leite

Ag0ra sem desculpas nenhuma para comer em casa e fazer para quem ama também, essas deliciosas bombas. Se fizer a receita, já sabe, posta pra gente ver, usa a hastag #receitasdamargot e a gente agradece

produção e fotografia: Wagner Soares

 

Receita Bombas de Chocolate

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe