Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Mil folhas de Bacuri

Publicado em 5 de agosto de 2019

Quem não gosta de folheado com creme que atire o primeiro garfo!

Receita Mil folhas de Bacuri

Essa massa teve origem pelo Oriente Médio e da Grécia. Mas o que se sabe é que quem na verdade deu vida maior aos folheados foi o grande chef  Marie-Antoine Carême, um francês com uma triste história na infância pois foi abandonado por seus pais, e tornou-se aprendiz em uma cozinha de padaria. Ele foi na verdade o precursor dessa maravilha pois intercalava diversos tipos de cremes entre as folhas de massa. A ele também se atribui a criação da bomba de chocolate.
Um gênio!!!

Receita Mil folhas de Bacuri

Então vamos lá

Você tem duas opções:
1) Uma fácil –  de comprar pronta a massa folheada no supermercado  (eu indico a marca AROSA). Dai você só precisa esticar um pouquinho com rolo de pastel em formato quadrado, e colocar numa assadeira forrada com papel manteiga.
Veja como vai fazer:
– pré-aqueça o forno a 200g, coloque sua massa na assadeira forrada com papel manteiga, e faça furinhos com garfo na massa toda para que não cresçam demais as folhas. Leve a assadeira para assar até começar a dourar, quando começar a dourar você retira e joga por cima açúcar de confeiteiro e leva novamente ao forno para caramelizar por cima esse açúcar. Mas fique atenta para não passar do ponto e queimar, leva mais ou menos uns 5 a 8 minutos.
Quando estiver dourada a massa com açúcar derretido por cima,  você retira espera esfriar e corta de forma retangular os pedaços do tamanho que desejar a sua mil folhas. Lembre-se de usar uma faca de serra grande para cortar e bem devagar porque a massa é delicada.

2) Uma um pouco difícil – que é fazer a massa folheada em casa, que eu vou te passar os ingredientes e modo de fazer aqui embaixo.

Ingredientes para a massa folheada:

Modo de Preparo:

  1. Misturar a farinha de trigo, sal e manteiga (pode bater na batedeira com raquete)
  2. Adicionar aos poucos água gelada e continuar batendo até que vire uma massa homogênea
  3. Bater por mais 5 minutos até que esteja macia
  4. Retire da batedeira, modele  a massa num formato de um retângulo,  coloque em um papel manteiga forrado com farinha de trigo e leve para gelar por uns 30 minutos

Para folhar:

  1. Modele a margarina em formato de retângulo, e também coloque em um papel manteiga
  2. Leve para a geladeira por 30 minutos

Ingredientes para a recheio:

Modo de Preparo:

  1. Dissolva a gelatina em pó de acordo com as instruções da embalagem
  2. Leve todos os ingredientes para o liquidificador e bata bem
  3. Depois de todos estarem devidamente misturados leve para a geladeira por umas duas horas para ganhar consistência

Monte seu mil folhas com quantas camadas quiser, só não exagere, não pode passar de 4 camadas, para facilitar quem vai comer.

Agora que sabe como chegar nessa delícia, é só confeitar como preferir . Eu coloquei açúcar de confeiteiro por cima e doce de leite para dar uma charme.
O que você achou?

Me conta…e se postar nas redes sociais seu mil folhas, marca a gente com a hastag #receitasdamargot para a gente ver que fez e ficou linda!!

Produção e fotografia: Wagner Soares

Receita Mil folhas de Bacuri

 

 

 

 

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe