Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Petit Gâteau de Doce de Leite

Publicado em 2 de agosto de 2017

Petit gâteau doce de leite

Dizem que nos pequenos frascos estão as grandes essências, eu concordo em gênero, número e grau quando se trata de um petit gâteau, e ainda mais quando é um petit gâteau de doce de leite como é o nosso caso aqui.

Quando comecei a receita pensei: estou começando uma das mais difíceis que já fiz…pensei errado, é uma receita muito fácil de fazer, a atenção toda tem que ser para o tempo exato do preparo, é só seguir os passos indicados e tudo dá certo. O que não deu certo dizem os contadores de histórias foi a receita de um chef francês chamado Jean-Georges Vongerichten que tinha seu restaurante em Nova York,  contam que ao tentar fazer um bolinho errou na quantidade de farinha, só que seu erro agradou aos clientes nascendo assim o petit gâteau.

A versão americana da história traz um relato diferente fala que o chef aqueceu demais o forno antes de colocar o bolinho e ele assou só por fora mas que também seu erro agradou a galera que passou a pedir o bolinho que não cozinhava por dentro. Quem tem alguma experiência na cozinha sabe que o tempo de aquecimento prévio do forno vai interferir diretamente na cocção de qualquer receita. Eu sempre fico bem atenta aos famosos 10 minutinhos anteriores.Com exceção no caso do petit gâteau que precisa de um forno bem aquecido para recebê-lo.

O lado irônico de tudo é que ele nasceu provavelmente de um erro culinário…para você ver que nem todo erro acaba mal, como dizia minha mãe tudo que é ruim tem um lado bom, acredite!

Hoje em dia devido as inúmeras versões que o petit gâteau pode ser apresentado, causa uma certa irritação no chef francês Jacquin, jurado participante do Masterchef, programa exibido as terças-feiras na Band, ele fala muito zangado que só existe uma forma de apresentação do petit gâteau que é a versão francesa com chocolate,  e que as outras não correspondem ao original, que seria como se ele inventasse de colocar frango no meio da feijoada…pensando por esse lado até que ele tem razão, porque ia estragar a feijoada se inventassem com frango, kkkkk….Mas no nosso caso, que me perdoe o Chef Jacquin, esse petit gâteau de doce de leite é uma das melhores versões adaptadas para a receita.

Duvido que você discorde…quer ver?

Então vamos lá:
Petit Gâteau de Doce de Leite

Petit gâteau doce de leite

Petit gâteau doce de leite

Ingredientes:

 

Modo de preparo

  1. Numa batedeira bata o doce de leite e a manteiga, bata até misturar, baixe a velocidade da batederia e acrescente o açúcar, uma pitada de sal, e os ovos.
  2. Retire o bol da batedeira, e adicione nessa massa mexendo devagar o trigo peneirado, o amido de milho, apenas misture sem bater muito com a mão.
  3. Pré-aqueça o forno 10 minutos antes a 200 graus. Distribua a massa em forminhas untadas e enfarinhadas até um pouco mais da metade da forma. Eu coloquei a massa nas forminhas com auxilio de uma concha, assim fica mais fácil distribuir.
  4. Leve ao fogo por até 8 minutos, verifique que assou as bordas e o meio está macio mas não assado. É hora de retirar.
  5. Espere esfriar para desenformar e sirva com uma bola de sorvete de creme do lado que fica perfeito!

Faça a receita, chame alguém para partilhar essa maravilha ou melhor nos convide para experimentar kkkkkkk mas lembre sempre de postar nas redes sociais com a #receitasdamargot para a gente ficar feliz de ver e compartilhar.

Produção e fotografia: Wagner Soares

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe