Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Bolo Cocada

Publicado em 29 de agosto de 2017

Receita Bolo Cocada

Bolo Cocada

É impressionante o resultado dessa combinação do bolo de coco envolvido na cocada, simplesmente maravilhoso. E um grande detalhe: não é enjoativo não. É doce na medida certa!

E olha que a cocada já é uma velha conhecida dos brasileiros, surgida lá pelo ano de 1750, das versões criadas das mãos culinárias  das escravas negras que com a única intenção de agradar cada vez mais os senhores de engenho, criavam receitas deslumbrantes pelo prazer de servir alguma coisa diferente e gostosa. Aliás esse sempre é o intuito de quem ama cozinhar, é sempre apresentar e dar prazeres para as pessoas que ama, principalmente.

E assim eram as escravas, ralavam o coco a noite, sim, o coco era e é uma fruta de muita fartura no nosso Brasil, mas precisamente pelas regiões norte e nordeste onde há um foco destacado de plantações de coco. Mas voltando as escrevas, negras,  elas inventavam muitas comidas deliciosas com o coco , o leie do coco, o bagaço, com melaço de cana, enfim…dai surgiam as moquecas, os ensopados, os escabeches, entre outros e a cocada onde utilizavam o coco ralado misturado com o açúcar mascavo que era levado ao fogo até dar ponto de enrolar. E assim adaptavam os conhecimentos da culinária africana e utilizavam a criatividade para adaptar e criar novos pratos a partir de então. Olha que maravilha! O que a culinária desperta dentro de nós, o desejo de criar e abusar da criatividade para produzir inúmeros sabores inesquecíveis.

E falam que a cocada nasceu mesmo na Bahia, eu particularmente acredito pois a maioria das comidas com coco vem de lá, e nós amamos! Na Bahia e em alguns estados a prática do Candomblé e Umbanda ela é utilizada como oferenda para os que representam as crianças. E de outra forma também é utilizada combinando com muitas frutas, o que a deixa com diversas aparências e cores. Mas sempre muito deliciosa!

Vamos fazer o bolo cocada!!

Então vamos lá?
Bolo Cocada

Receita Bolo Cocada

Receita Bolo Cocada

Ingredientes para bolo:

Modo de Preparo:

  1. Misture o açúcar com a manteiga e as gemas na batedeira mexendo bem para misturar.
  2. Junte a essa mistura o leite de coco, o leite e intercale com a farinha de trigo e os demais ingredientes
  3. Adicione as claras em ponto de neve
  4. Depois de misturado jogue o coco ralado na massa e mexa bem devagar.
  5. Leve numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com trigo para assar no forno pre-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos

Ingredientes para cocada

Modo de Preparo:

  1. Em uma vasilha misture todos os ingredientes
  2. Coloque numa panela de pressão
  3. Quando começar a ouvir o barulhinho que pegou pressão você conta 4 minutos e fecha o fogo
  4. Retira a pressão da panela e deixa sair toda
  5. Abre que está pronta a cocada

Inacreditável mas em 3 minutinhos sua cocada está no ponto certo e você vai provar a cocada mais deliciosa e cremosinha que você já comeu na sua vida.

Dica: Corte o bolo e quadrados ainda em estado morno, e aproveite para cobrir o bolo com a cocada ainda morninha e o bolo também, assim a cremosidade dela penetra muito mais no bolo.

Dica2: Faz, posta e nos marca com a #receitasdamargot que vamos ter o maior preazer de ver o seu bolo cocada

Produção e fotografia: Wagner Soares

 

Receita Bolo Cocada

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe