É impressionante o resultado dessa combinação do bolo de coco envolvido na cocada, simplesmente maravilhoso. E um grande detalhe: não é enjoativo não. É doce na medida certa!
E olha que a cocada já é uma velha conhecida dos brasileiros, surgida lá pelo ano de 1750, das versões criadas das mãos culinárias das escravas negras que com a única intenção de agradar cada vez mais os senhores de engenho, criavam receitas deslumbrantes pelo prazer de servir alguma coisa diferente e gostosa. Aliás esse sempre é o intuito de quem ama cozinhar, é sempre apresentar e dar prazeres para as pessoas que ama, principalmente.
E assim eram as escravas, ralavam o coco a noite, sim, o coco era e é uma fruta de muita fartura no nosso Brasil, mas precisamente pelas regiões norte e nordeste onde há um foco destacado de plantações de coco. Mas voltando as escrevas, negras, elas inventavam muitas comidas deliciosas com o coco , o leie do coco, o bagaço, com melaço de cana, enfim…dai surgiam as moquecas, os ensopados, os escabeches, entre outros e a cocada onde utilizavam o coco ralado misturado com o açúcar mascavo que era levado ao fogo até dar ponto de enrolar. E assim adaptavam os conhecimentos da culinária africana e utilizavam a criatividade para adaptar e criar novos pratos a partir de então. Olha que maravilha! O que a culinária desperta dentro de nós, o desejo de criar e abusar da criatividade para produzir inúmeros sabores inesquecíveis.
E falam que a cocada nasceu mesmo na Bahia, eu particularmente acredito pois a maioria das comidas com coco vem de lá, e nós amamos! Na Bahia e em alguns estados a prática do Candomblé e Umbanda ela é utilizada como oferenda para os que representam as crianças. E de outra forma também é utilizada combinando com muitas frutas, o que a deixa com diversas aparências e cores. Mas sempre muito deliciosa!
Vamos fazer o bolo cocada!!
Então vamos lá?
Bolo Cocada
Inacreditável mas em 3 minutinhos sua cocada está no ponto certo e você vai provar a cocada mais deliciosa e cremosinha que você já comeu na sua vida.
Dica: Corte o bolo e quadrados ainda em estado morno, e aproveite para cobrir o bolo com a cocada ainda morninha e o bolo também, assim a cremosidade dela penetra muito mais no bolo.
Dica2: Faz, posta e nos marca com a #receitasdamargot que vamos ter o maior preazer de ver o seu bolo cocada
Produção e fotografia: Wagner Soares