Levanta o garfo ai quem diz sim para essa delicia de prato culinário? Strogonoff de carne, de camarão, de frango, etc… você cria o seu de acordo com o sabor que desejar, assim é o Strogonoff: versátil, saboroso e muito atraente.
Com esse nome de fonética muito sofisticada e forte ele só poderia ter vindo da Rússia, e são as mais diversas explicações que envolvem essa denominação. Uns acreditam que foi uma família russa com sobrenome Strogonov que deu origem a receita, ninguém sabe na real quem é o pai da criança dentro da família, não existem registros, mas há suposições de que um dos cozinheiros do conde Pablo Strogonov em suas experiências começou a criar uma receita com pedaços de carne que dava os primeiros ares ao Strongoofff, e ele não está sozinho nessa competição pois disputa também com outro membro da família o General Strogonov que protegia um cozinheiro do czar russo chamado Pedro, o Grande, que foi quem deu uma caprichada na receita dessa deliciosinha estrela gastronômica, pois vocês não vão acreditar no que vou contar mas os soldados russos comiam a carne em pedaços guardada em barris com aguardante e sal grosso para conservar…nossa. Deixo aqui um viva para o cozinheiro Pedro em nome de todos os soldados!
Continuando a saga de “quem é o autor?”, temos a opinião da respeitável enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique que afirma que nada disso tem haver, e que Strogonoff vem do verbo russo strogat que significar cortar…hum…vai saber né?
Quando a receita do Strogonoff chegou a França, o chef Thierry Costet que viveu na Rússia durante o século XIX não se interessou muito pela filiação e acrescentou à carne em pedaços a mostarda , champignons e páprica, remetendo a primeira versão mais aproximada do Strogonoff de hoje em dia. Dai a receita se espalhou, e claro que os americanos não poderiam ficar de fora e deram logo uma americanizada, trocaram rapidinho a páprica pelo Ketchup, ahhhh eu não consigo deixar de aplaudir esses americanos pelo bom gosto e idéia, apesar de eu preferir utilizar uma boa passata de tomates para que esse sabor fique mais apurado com o purê de tomates, e utilizo o ketchup em pequena porção para dar um leve sabor a mais.
Ah vamos deixar de blá blá blá que tá me dando uma fome!!! Vem fazer o Strogonoff ou Estrogonofe…
Então vamos lá fazer essa delícia! Strogonoff!
Agora é só correr pro abraço, e tirar uma foto bem bonita, postar e nos marcar com a #receitasdamargot que iremos ficar mega felizes por ver seu prato de Strogonoff
Produção e fotografia: Wagner Soares