Começo o meu texto desapontando um pouco os meus amigos argentinos que acham que esse doce é típico da Argentina. Esse delicioso legado vem dos árabes que deixaram na Espanha quando trouxeram para suas colonias da América, e de lá para então se espalhar pelos restaurantes e doceterias da vida. Existe no livro de receitas árabe-hispânico Kitab al-Tabikh um docê semelhante ao alfajor, a receita também não é de difícil execução, e o dôce chama-se Alajú.
A palavra Alfajor provêm do árabe “al-hasu”, que significa “o recheio”. De ali derivou para “alajú” (o alhajú) e mais recentemente para “ALFAJOR”
Esse delicioso biscoito é feito de bolachas de trigo ou amido de milho e recheadas da maneira que voce desejar, mas se quiser seguir pelo tradicional vendido na Argentina e outros lugares então sempre o doce de leite prevalecerá. O coco ralado que se põe em volta do recheio também é opcional, pode ser substituído pelo açúcar de confeiteiro ou açúcar cristal.
Você já deve estar querendo a receita…
Então vamos lá!
Obs: raspas de limão na massa do Alfajor é opcional mas faz ele se assemelhar bastante aos encontrados na Argentina principalmente.
Você também pode banhá-los em uma ganache de chocolate ou chocolate branco (caso não saiba fazer existe uma receita da torta holandesa que leva ganache na cobertura, clique nesse link e veja lá : http://receitasdamargot.com.br/torta-holandesa/. Fica bem gostoso!
A essa hora se você experimentou, deve estar se deliciando, então lembra de postar nas redes sociais para a gente ver como ficou, e coloca a #receitasdamargot assim poderemos saber do sue post.
produção e fotografia: Wagner Soares
Amei ❤
muito obrigada! fico feliz. beijos