A receita de hoje é: Churros de Tapioca
Publicado em 13 de agosto de 2019
Quanta maravilha a tapioca pode fazer!!!!
Meus amores eu nem sei por onde começo essa história, porque não paro de olhar pra essa fotografia maravilhosa e querer comer tudo de novo kkkkkkkkk.
Mas deixa eu contar para vocês que os espanhóis são os verdadeiros responsáveis pela criação dessa jóia culinária, que parece ser moldada em cristais, não parece? Voltando aos espanhóis, sim, eles mesmos, os pastores espanhóis, eles não tinham como se alimentar quando iam conduzir as ovelhas e cabras, então nada melhor que farinha e água para assar numa fogueira e matar a fome no café da manhã. Molduravam de forma retangular e enfiavam em pequenos pedaços de gravetos para levar a fogueira e assim degustar. Ah! o nome churros vem de “churra” que era o nome dado ao chifre de uma raça de ovelha oriunda da província de Castela e Leão.
Agora uma pausa para falar dos portugueses que queriam por força roubar a idéia da criação alegando ter provado e reproduzido bolinhos em forma de dedos, que viram na China, só que salgados. O que não colou né? Essa gordice é de fato mérito dos espanhóis, indiscutivelmente.
O Churros é servido com doce de leite, chocolate, ganaches diversas…enfim….sua massa é maravilhosa e combina com tudo. Daiiii, pensou-se : por que não fazer de tapioca? Afinal eu já ensinei aqui no blog fazer o churros normal.
Quer aprender?
Então vamos lá!
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 250g de tapioca granulada (eu, particularmente usei 100 gramas de tapioca de bolinhas que são vendidas em lojas de produtos do Norte do país e 150g de tapioca granulada que se acha em qualquer supermercado) mas você pode usar a quantidade toda de tapioca granulada sem problemas. É que eu queria que quando a pessoa comesse sentisse um pouco das bolinhas pelo meio.
- 250g de coco ralado
- 60g de açúcar refinado
- açúcar cristal – quanto baste
- canela em pó – a gosto
Modo de Preparo:
- Em uma panela leve o leite ao fogo médio até ferver
- Em uma vasilha misture a tapioca, o coco ralado e o açúcar
- Assim que o leite ferver jogue em cima da mistura de tapioca, coco e açúcar
- Misture muito bem com um fuet ou uma colher de silicone. Mexa bastante até misturar tudo
- Forre um tabuleiro retangular ou quadrado, com papel filme, e coloque toda a massa por cima
- Espalhe por todo tabuleiro a massa, de forma a ficar uniforme e lisa a superfície.
- Deixe na geladeira pro aproximadamente 1 hora
- Depois retire ou retire na hora que for fazer, corte em forma retangular com a espessura de dois dedos.
- Aqueça uma panela com óleo a 180 graus, e frite (lembrando que terá que ter bastante óleo pois essa fritura pede imersão ou seja, a massa toda mergulhada no óleo). Frite de dois em dois para evitar que se grudem, sempre trazendo a tona com a ajuda de uma escumadeira. A fritura dura em média 1 a dois minutos por par de churros, pode durar menos afinal é só para dourar.
- Retire do fogo os pares e passe numa mistura de açúcar cristal e canela
- Sirva com porção de doce de leite, ganache de chocolate, geleias, ou o que sua imaginação sugerir.
Eu, sinceramente, ameiiii essa receita, prática, pode ficar na geladeira por uns 10 a 15 dias sem estragar, é só conservar com papel filme por cima para não pegar cheiro de nada da geladeira.
Se você fizer já sabe, posta com a hastag #receitasdamargot para eu ver como ficaram seus churros.
Produção e fotografia: Wagner Soares
Leave a Reply
Compartilhe