Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Bolo de Tapioca

Publicado em 24 de junho de 2017

Receita Bolo de Tapioca

Receita Bolo de Tapioca

Bolo de Tapioca ou Cuscuz doce

Ó dúvida cruel…como chamar essa delicia? Em algumas regiões é chamada de bolo de tapioca, em outras bolo podre e algumas de cuscuz doce. Daí pensei pensei, tanto faz, chame como quiser mas conheça esse Bolo de Tapioca, e faça essa maravilha!

E tudo nasce da derivação de um ingrediente versátil e dono das variações mais diversas e apreciadas do planeta: a mandioca.

A tapioca é uma das maravilhas oriundas da mandioca, e foi logo batizada pelos índios que a chamavam em tupi de tïpï’og e que justiça seja feita souberam aproveitá-la muito bem. Eles ofereciam aos viajantes como forma de bijou, que nada mais era do que uma espécie de panquequinha de tapioca endurecida, onde dentro eles colocavam carnes entre outros recheios que nossos chefs caras-pálidas inventavam e encantavam os que tinham a oportunidade de saborear. Mas logo essa farinha dos deuses sai das aldeias e vai parar direto nas mesas mais sofisticadas da Europa, pois na época havia uma escassez de pão de trigo para acompanhar as refeições então as portuguesas ao conhecê-la não hesitaram em fazer dessa iguaria uma constante em seu café-da-manhã. Mas aqui pra nós, mesmo que não houvesse essa escassez eu duvido que a tapioca não fizesse parte da mesa matinal, ou vocês acham que os portugueses iam ser pouco inteligentes e negligenciá-las? Nunca né?

Mas vamos voltar ao nosso foco, a tapioca. Enquanto a farinha comum tem sua origem nas fibras da mandioca, a tapioca vem do amido, são praticamente pingos que caem sobre tachos de cobre depois que a goma é retirada, estouram e formam pequenas bolinhas como lindas pérolas, que tem hoje em dia sua textura modificada de acordo com a necessidade das indústrias que a comercializam.

Você pode utilizá-la de várias formas, pode ser no modo cru acompanhada de um bom copo de açaí ou como cobertura em sorvetes, ou ainda usada para cocção onde deverá ser colocada previamente de molho pois sua consistência é bem rígida. Para facilitar a utilização em receitas, as indústrias já disponibilizam nos grandes supermercados a forma granulada em tamanho bem menor que já entra direto na massa, como foi o caso do nosso bolo de tapioca.

Como uma grande e deliciosa guerreira, a tapioca já se expandiu pelo mundo, e no nosso país não seria diferente, invadiu todas as regiões deixando de ser exclusiva do norte ou nordeste, e atravessou as regiões centro-oeste, sudeste e sul onde aparece na maioria das vezes como uma panqueca que pode ser usada com diversos recheios, da forma como preferir, ou em forma de bolo branco (que nem o nosso bolo de tapioca) chamado de Cuscuz e servido com leite condensado e coco (Rio de Janeiro). Também passou a fazer parte do menu de renomados restaurantes, onde chefs inteligentes desdobram essa maravilha em receitas insuperáveis.

Então vamos deixar de blá bl´blá e vem comigo pra cozinha que essa receita é muiito muito fácil, nem vai no forno, olha que maravilha….

Então vamos lá!
Bolo de Tapioca

Bolo de Tapioca - Receitas da Margot

Receita Bolo de Tapioca

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Leve o leite numa panela para esquentar, quando estiver morno acrescente o leite de coco e o leite condensado, desligue o fogo e coloque a tapioca granulada, o coco e o sal.
  2. Unte uma forma (tipo pudim) com manteiga sem sal e leite condensado e jogue essa massa.
  3. Leve a geladeira por 1 hora
  4. Depois é só desenformar e servidor com cobertura de leite condensado e coco ralado.

Ah está dando água na boca, e em você? Vai lá e faz o seu bolo de tapioca, fotografa e posta com a #receitasdamargot , vamos ficar mega felizes e comentar.

Produção e fotografia: Wagner Soares

Leave a Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. UILIANE SILVA CONCEICAO disse:

    ESSAS RECEITAS SAO MUITAS DELICIOSAS VOU FAZER ESSA DE TAPIOCA

Compartilhe