É da África que vem a expressão Fubá que significa farinha. E na verdade é uma farinha que se formava partir da trituração e moagem do milho cru, seco e duro, assim nasce o fubá.
Devemos dar o devido crédito aos portugueses foram os responsáveis pela chegada dessa delicia a nossa mesa, ora pois pois!
O milho se destacou como farinha na cocção dos bolos e alimentos por um bom tempo porque não haviam plantações de trigo por aqui e a importação tinha um alto custo. Só algum tempo depois que a cultura do trigo passou a ser difundida mundo afora, começaram a plantar e cultivar, e assim fazer concorrência com a turma da espiga.
Não se sabe ao certo qual a região que seria a autora da receita do bolo de fubá , o que se sabe que ela rápido de espalhou, principalmente em regiões interioranas e por isso é tão comum nas festas juninas.
Essa receita do bolo de fubá é muito fácil de fazer e ganhou inúmeras versões de acordo com a imaginação dos cozinheiros pois o fubá combina com muitos ingredientes.
A gente não podia deixar de aproveitar e incrementar a nossa receita de bolo de fubá com pedaços de goiabada que mais parecem bolinhas vermelhas formando um mosaico na massa, num recheio todo especial de fazer babar, onde cada fatia tem um lindo design interno e delicioso!
Então vamos lá!
Bolo de Fubá com goiabada
Depois de pronto o Bolo de Fubá com Goiabada fica muito lindo, coloque num lindo prato, pegue uma fatia bem grossa, o garfo e se delicie a vontade.
Tira uma foto do seu bolo de fubá e nos marca com #receitasdamargot que teremos o maior prazer de comentar.
Produção e fotografia: Wagner Soares