Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Bolo de Fubá com Goiabada

Publicado em 17 de junho de 2017

Bolo de Fubá com Goiabada - Receitas da Margot

Antes vou contar para você uma historinha sobre o Bolo de Fubá

É da África que vem a expressão Fubá que significa farinha. E na verdade é uma farinha que se formava partir da trituração e moagem do milho cru, seco e duro, assim nasce o fubá.
Devemos dar o devido crédito aos portugueses foram os responsáveis pela chegada dessa delicia a nossa mesa, ora pois pois!
O milho se destacou como farinha na cocção dos bolos e alimentos por um bom tempo porque não haviam plantações de trigo por aqui e a importação tinha um alto custo. Só algum tempo depois que a cultura do trigo passou a ser difundida mundo afora, começaram a plantar e cultivar, e assim fazer concorrência com a turma da espiga.
Não se sabe ao certo qual a região que seria a autora da receita do bolo de fubá , o que se sabe que ela rápido de espalhou, principalmente em regiões interioranas e por isso é tão comum nas festas juninas.

Essa receita do bolo de fubá é muito fácil de fazer e ganhou inúmeras versões de acordo com a imaginação dos cozinheiros pois o fubá combina com muitos ingredientes.
A gente não podia deixar de aproveitar e incrementar a nossa receita de bolo de fubá com pedaços de goiabada que mais parecem bolinhas vermelhas formando um mosaico na massa, num recheio todo especial de fazer babar, onde cada fatia tem um lindo design interno e delicioso!

Então vamos lá!
Bolo de Fubá com goiabada

 

Bolo de Fubá com Goiabada

Bolo de Fubá com Goiabada

Receita Bolo de Fubá com Goiabada

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Coloque no liquidificador primeiros os ingredientes líquidos e o fubá , bata bem, depois acrescente a farinha de trigo e por último o fermento.
  2. Corte a goiabada em pequenos pedaços e polvilhe sobre eles farinha de trigo (isso evitará que afundem na massa).
  3. Unte uma forma com manteiga e farinha de fubá , coloque uma parte da massa, coloque aos poucos os pedaços de goiabada e em seguida coloque o resto da massa.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 35 minutos.

Depois de pronto o Bolo de Fubá com Goiabada fica muito lindo, coloque num lindo prato, pegue uma fatia bem grossa, o garfo e se delicie a vontade.

Tira uma foto do seu bolo de fubá e nos marca com #receitasdamargot que teremos o maior prazer de comentar.

Produção e fotografia: Wagner Soares

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe