Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Paçoquinha de Colher

Publicado em 18 de junho de 2017

Paçoquinha de colher

Paçoquinha de Colher, uma delícia da medida certa.

Geralmente estamos sempre preocupados se vamos engordar. Só que a vida não é só um bom corpo, a vida tem outros prazeres…e que doces prazeres….

Como dizia minha mãe, tudo se pode na medida certa, se passar estraga e se for pouco não satisfaz. Assim é quando se passa pro lado da culinária. Tantas são as tentações e a maioria que nos atraem tem sempre o ingrediente crucial: o açúcar!

Eu sinceramente não sei quem inventou os docinhos de colher ou melhor teve essa brilhante idéia. Qualquer docinho na colher vai ajudar você a matar o desejo e não fazer tanto estrago no corpo pois eles vem na medida certinha.

E pensando nesse mês de junho e consequentemente nas festas juninas é que escolhemos uma receitinha que fosse básica, fácil demais de fazer e trouxesse a boca o gosto do “arraiá” e suas deliciosas comilanças, que é a nossa paçoquinha de colher.

A paçoca vem da expressão po-çoc dos índios tupi e significa “esmigalhar”,  expressão bem aplicada pois a paçoca nada mais é do que esmigalhar o amendoim, a mandioca e açúcar. Quer junção mais “indiapira” que essa? (pausa pra esclarecer a palavra que inventei:  indiapira –  que é a união de índio+caipira kkkkkk). Fácil de encontrar, de custo bem baratinho e vendidas em forma de rolha ou quadradinhos, até nos ônibus, pelos conhecidos como “serviços de bordo”. Elas cabem em qualquer receitas junina e o cheirinho traz a lembrança da roça, casa da vó, bem interior.

Quer provar? Então vamos lá!
Paçoquinha de colher

Paçoquinha de colher

Receita Paçoquinha de Colher

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Mistura tudo, põe nos copinhos e joga paçoca por cima.
  2. Depois só levar para geladeira para firmar e servir com uma colher dentro ou no lado, como preferir . É claro que vale enfeitar por cima como quiser, preferimos colocar mais paçoquinha (que nunca é demais) e um amendoim no meio para finalizar com o toque de roça mais forte.

Falei??? mais fácil impossível.  A paçoquinha de colher serve para você comer como uma sobremesa rápida, para enfeitar mesa de aniversário, casamento, o que preferir. O importante é você fazer e provar a sua paçoquinha de colher, vai ter a certeza de que tudo que foi falado é muito verdade.
Faz uma fotinha, posta e nos marca com a #receitasdamargot que iremos ficar felizes e compartilhar.

Produção e fotografia: Wagner Soares

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe