Encontre uma Receita

A receita de hoje é: Torta de Cupuaçu

Publicado em 24 de julho de 2017

Torta de Cupuaçu

Quando você decide encontrar sabores diferentes e apaixonantes, pode apelar para as frutas, elas são diversas e com sabores muito diferenciados e encantadores.

O cupuaçu já é um antigo conhecido meu, sempre me deliciei com seu creme ou com o próprio doce (ah! qualquer dia faço o doce de cupuaçu para voces). Então,  estou eu  no mercado quando me deparo com um lindo, mas lindo mesmo cupuaçu, nem hesitei, fui direto ao caixa e efetuei a compra, era todinho meu!

O cheiro da fruta invade e toma conta da cozinha, maravilha!! O trabalho que dá para fazer a torta de cupuaçu, é só o de cortar com uma tesoura de cozinha a massa interior para que possa ser utilizada sem caroços na receita, de resto é muito fácil e prática. Muitos amantes da culinária aproveitam cada pedaço do cupuaçu, nem o caroço escapa. Mas deixa eu contar um pouco sobre essa fruta para quem não conhece: o cupuaçu é uma fruta de tamanho médio a grande, que tem um cheiro maravilhoso, e por dentro muita, muita polpa. Esse volume de polpa inspira na culinária diversas receitas, desde as mais simples como fazer suco (refrescante) , doces de variados tipos, uma fábrica de receitas a ser explorada de acordo com o desejo de cada cozinheiro, você pode optar por pavês, bolos, biscoitos, creme, gelatinas, coberturas ou essa deliciosa torta de cupuaçu.

Como falei, ele é perfeito, e não bastasse isso sua semente tem uma espécie de amêndoa dentro que se assemelha ao cacau, onde a partir de umas etapas é possível se conseguir uma pasta semelhante ao produz o chocolate e a manteiga de cacau. Essa fama de poder fazer chocolates a partir da amêndoa do caroço se espalhou e hoje temos o famoso “cupulate” que é o chocolate feito a partir da pasta de amêndoa interna do caroço. E como tudo que é bom vai longe, o cupulate  já é comercializado dentro e fora do país, abrindo assim m leque de empregos para quem quiser atuar no ramo do cultivo ou da comercialização. Japoneses e americanos já disputam pela comercialização e patente do cupulate. Nesses lugares ele é extraído e comercializado a partir das sementes que são exportadas da Amazônia.

Agora vou contar os benefícios, se liga na composição: O cupuaçu possui as vitaminas C, A, B1 e B2. Sais minerais como  potássio, selênio, cálcio, fósforo, ferro, além de proteínas. E um detalhe: possui 60 mg de triptofano, essa substância no nosso estômago se transforma em serotonina, que é o hormônio da alegria e do bem-estar ou seja você vai ficar feliz e rir a toa.

E por falar em a toa, vocês hão de concordar que não é a toa que seu nome oficial seja “Theobroma” cujo significado é manjar dos deuses, nada mais apropriado.

Experimenta esse manjar dos deus fazendo essa torta de cupuaçu com farofinha de Castanha do Pará, ingere triptofano e vai ser feliz com esse sabor inesquecível na boca e no estomago!

Então vamos lá!
Torta de Cupuaçu

Receita Torta de Cupuaçu

Torta de Cupuaçu

Receita Torta de Cupuaçu

Ingredientes da massa para a torta:

Modo de Preparo:

  1. Mistura tudo e amassa com a ponta dos dedos. Depois de homogênea abra a massa colocando sobre uma bancada com um pouco de trigo ou sobre papel manteiga. Sempre passando o rolo do meio para fora .
  2. Coloque e pressione bem a massa na forma ocupando todo espaço, faça furinhos com garfo para a massa não subir quando for só forno, ou se preferir uma massa com bordas perfeitas coloca papel manteiga e jogue grãos de feijão por cima isso fará a massa crescer por igual.
  3. Leva ao forno por 15 a 20 minutos ou até perceber que a borda está ficando douradinha.

Ingredientes do Recheio (creme de cupuaçu)

Modo de Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador, colocando por ordem o leite condensado, o creme de leite e por ultimo a pola do cupuaçu
  2. Despeje sobre a massa pronta, espalhando uniformemente e cobrindo com a farofa de castanha do pará

Torta de Cupuaçu - Receitas da Margot

Torta de Cupuaçu - Receitas da Margot

Leve a geladeira para servir sua torta de cupuaçu bem geladinha e deliciosa, aproveita fotografa e posta nas redes sociais, nos marcando com a #receitasdamargot para a gente ver, ficar feliz e comentar.

Produção e fotografia: Wagner Soares

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe